
|
Entre as comarcas Salmantinas das Arribes e o Campo Charro encontram-se situadas as casas de turismo rural “El Charro del Yeltes I-II”.
Pedro Álvaro, fregesia de Villares de Yeltes, é o pequeno núcleo de população onde se situam estas casas. Foi despovoado nos finais dos anos 60 quando a agricultura e a pecuária deixaram de ser rentáveis, produzindo-se um êxodo massivo para as grandes cidades.
Actualmente, conta com seis casas em bom estado e dezoito pessoas recenseadas. O acesso faz-se através de uma pista de terra por onde podem circular qualquer tipo de veículos.
Este núcleo de população encontra-se numa situação geográfica privilegiada, uma vez que está no centro radial de quatro comarcas salmantinas e a poucos quilómetros do vizinho Portugal. Os rios Yeltes e Huebra que correm por esta pequena aldeia embelezam e enriquecem a paisagem provocando abundância de flora e fauna próprias do ecossistema de ribeira.
A cultura, as tradições e a gastronomia são o complemento idóneo para a sua estadia em “El Charro del Yeltes”, tal como a tranquilidade e o silêncio em companhia da sua família e amigos à volta da lareira ou no refúgio do saguão da casa.
|
El Charro del Yeltes I
"El
Charro del Yeltes I" é a típica casa de lavradio da zona, construída na primeira metade do século XIX, restaurada e preparada com muito cuidado de forma a manter a sua própria identidade.
As paredes são de alvenaria. As portas e janelas estão ladeadas com silhar de granito e os tectos são de madeira. Está decorada com móveis antigos e instrumentos da lavoura sem uso, restaurados de forma pulcra, de acordo com o edifício.
|
|

El Charro del Yeltes II
"El
Charro del Yeltes II" é uma casa com a tipologia tradicional arquitectónica da zona, emoldurada de granito lavrado, revestida de pilões de cal e forjados de madeira. Está decorada com móveis antigos em conformidade com a casa.
|
Existe a possibilidade de realizar cruzeiros pelo rio Douro, passeios a cavalo, caminhadas guiadas, pesca fluvial, banhos termais e visitas a pastos de “touros bravos”.
A Promotora da casa, M. del Rosario, atender-vos-á pessoalmente, com o simples desejo de que vocês conheçam e desfrutem desta “vossa terra”.
|
|